
B1
Objetivos de B1:
Permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas para o nível B.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Destinatários de B1:
Este nível destina-se a todos aqueles que pretendem aprofundar o estudo da língua espanhola/castelhana e já dominam as competências comunicativas associadas ao nível A.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Requisitos de B1:
É necessário realizar um teste de colocação de nível.
Métodos de B1:
As aulas são orientadas para a ação de modo a capacitar o formando para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É, assim, dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, simulações e discussões em grupo que permitem um desenvolvimento reforçado das competências orais (compreensão e produção), sem descurar a expansão das competências de compreensão e produção escritas. Também serão utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas, com recurso a materiais pedagógicos selecionados e/ou elaborados pela equipa pedagógica da SchoolHouse.
Conteúdos de B1:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
1º MÓDULO - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/ TEMAS/ VOCABULÁRIO - Registos de língua; - Variedades/variantes do espanhol; - Revisão de vocabulário relativo aos passatempos, profissões e rotinas diárias; - Família e tradições; - Cumprimentos/ felicitações para épocas festivas/ dias especiais; (REVISÃO) - Viver num país estrangeiro; - Usos e costumes/ cultura espanhola; - Vida quotidiana; - Reciclagem; - Procura de emprego; - Notícias da atualidade (incluir meios de comunicação); - Artes, cultura e entretenimento; - Ciências e tecnologias; - Educação; - Habitação; - Compras e vendas; - Reclamações e pedidos; - Saúde; - Férias e viagens; - Relacionamentos; - Sentimentos; - Desculpas, razões e promessas. |
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2º MÓDULO - CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS/ GRAMÁTICA Os conteúdos linguísticos e gramaticais são abordados de forma integrada ao longo das sessões. Fonética/Pronúncia e Ortografia: A pronúncia; relação entre grafia e fonia/ letras e fonemas (contraste com o Português); reconhecimento e produção dos sons vocálicos e consonânticos; entoação para as funções comunicativas estudadas; ortografia / contraste com a ortografia do Português; regras de acentuação; sinais de pontuação: regras básicas; marcas do discurso oral: contrações, elipses, fillers. A Frase: A frase declarativa, interrogativa, exclamativa e imperativa (formas afirmativa e negativa); frase interrogativa indireta; concordâncias gramaticais; a frase complexa composta por coordenação (orações copulativas, adversativas, explicativas e distributivas); a frase complexa composta por subordinação: expressão da comparação, da condição, do tempo, da causa, do fim, da oposição, da concessão e da consequência, orações relativas, orações substantivas: quiero + Infinitivo, quiero que + Conjuntivo, creo que + Indicativo, no creo que + Conjuntivo. Expressão de desejos: ojalá + Conjuntivo; me gustaría que + Imperfeito do Conjuntivo...; a voz passiva; discurso direto e indireto. O verbo: Tempos verbais (formação, valores e usos de): todos os tempos do modo indicativo, formas de expressar o futuro, condicional, conjuntivo (presente, pretérito imperfecto de subjuntivo), particípio presente e particípio passado, imperativo afirmativo e negativo, gerúndio, verbos na voz passiva: voz passiva perifrástica e passiva com “se”; verbos regulares e irregulares de uso corrente; construções perifrásticas mais usuais de infinitivo, gerúndio e particípio; verbos pronominais; verbos preposicionais; usos dos verbos ser e estar. Contraste entre estar / haber / tener. O determinante: Artigos (definidos, indefinidos, lo/el, artigos contraídos, casos de ausência do artigo); revisão dos Determinantes Possessivos; Demonstrativos; Interrogativos; Numerais; Indefinidos (usos e sintaxe). O pronome: Revisão dos pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos e indefinidos: usos, formas e sintaxe; substantivação: el mío, la mía, los míos, las mías; pronomes átonos de complemento direto: formas; colocação com as formas verbais pessoais e com o imperativo negativo; colocação com o imperativo afirmativo; pronomes de complemento indireto: formas e colocação; pronomes reflexos e recíprocos; pronomes relativos: que, el que, el cual, quien. + Advérbios relativos: “como, cuando, cuanto, donde”. O nome: Formação do feminino e plural dos nomes, incluindo os casos irregulares do léxico introduzido; formação dos nomes; nomes compostos de uso comum. O adjetivo: Género, número e regras de concordância do adjetivo; adjetivos invariáveis; grau dos adjetivos; posição dos adjetivos; formação de adjetivos; alterações de significado de alguns adjetivos consoante a utilização com “ser” ou com “estar”. O advérbio: Advérbios e locuções adverbiais correntes (usos e posição/colocação); formação dos advérbios; contraste muy / mucho, también / tampoco. A preposição: Preposições e locuções prepositivas comuns; casos de regência das preposições mais frequentes. A conjunção: Conjunções/locuções conjuntivas coordenativas e subordinativas. Discurso: Conetores discursivos mais frequentes para iniciar, continuar, acrescentar, contrastar, matizar, explicar, exemplificar, concluir (ex.: para empezar, primero, luego, después, a continación, inmediatamente ... además, por otro lado, no sólo ... sino también... en resumen, para terminar, en conclusión...); formas de tratamento; distinção entre elementos pertencentes aos registos formal e informal; conjugação de vários tempos verbais num texto escrito; coerência e unidade temática; adequação ao contexto e à situação.
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CARGA HORÁRIA TOTAL |
90H |
Observações de B1:
Modalidades de Pagamento: 524€ a Pronto Pagamento (inclui 10% de desconto sobre PVP) ou 7 parcelas mensais de 79€
Valor do investimento em B1:
582 €
Código de Área de Educação/Formação: